Aquisição da linguagem


Através da prática em sala de aula, parto do pressuposto que as crianças diferem entre si no processo de aquisição da leitura e da escrita. Para tanto, se faz necessário saber em que nível / estágio os docentes se encontram.
Segundo PIAGET, os estágios ou níveis podem ser classificados em: pré-silábico, silábico e silábico alfabético. Estágio ou nível pré-silábico – é o estágio em que a criança ainda estabelece uma relação necessária entre a fala e suas diferentes formas de representação, acreditando que se escreve com desenhos. Estágio ou nível silábico – é o momento em que a criança vai descobrir que pode escrever tudo o que quer. Porém, mas aquilo que foi escrito por ela falta elementos discriminativos nas sílabas. Estágio ou nível alfabético - neste momento a criança descobre que cada som corresponde a uma letra e passa a ter uma percepção fonética das sílabas.
A leitura faz parte de um complexo processo lingüístico de desenvolvimento da linguagem. Os primeiros estímulos da linguagem que a criança recebe são auditivos, visuais, táteis, olfativos e gustativos. Os estímulos sensoriais se associam e formam a linguagem interna do indivíduo.
Quando a criança chega à idade entre 6 e 7anos, ele aprende a ler através dos símbolos verbais visuais, que vão se juntar à sua linguagem auditiva. A palavra escrita é a representação gráfica dos símbolos auditivos, os quais representam experiências vivenciadas.

Rosemere Novaes

Educação

A educação é um conjunto de princípios elevados e de regras metódicas para ilustrar a razão, aperfeiçoar os sentimentos e suavizar os usos e costumes.
A educação existe difusa em todos os mundos sociais entre as incontáveis práticas dos mistérios de aprender, ela pode estar livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum como saber, como idéia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida. Pode existir imposta por um sistema centralizado de poder, que usa o saber como armas que reforçam a desigualdade entre os homens, sua divisão dos bens, do trabalho e dos direitos.

Rose Novaes