Avaliação para dislexia de leitura e escrita

Aluno (a) __________________________________________________________
Idade: Série:
Período: ___________________________________________________________

Tipos de dificuldade de leitura

Salta palavras ou linha? ( ) Sim ( ) Não
Repete ou relê as linhas? ( ) Sim ( ) Não
Perde constantemente o local onde estava lendo? ( ) Sim ( ) Não
Omite palavras menores? ( ) Sim ( ) Não
Pouca compreensão de leitura ( ) Sim ( ) Não
Leitura vai se tornando cada vez mais complexa? ( ) Sim ( ) Não
Evita leituras? ( ) Sim ( ) Não
Evita leituras como lazer? ( ) Sim ( ) Não
Necessita acima de cinco releituras para obter a compreensão? ( ) Sim ( ) Não
Faz constantemente inversão de letras e/ou números? ( ) Sim ( ) Não
Durante a leitura ou utilizando o computador coça os olhos? ( ) Sim ( ) Não
Aproxima ou afasta a cabeça do papel? ( ) Sim ( ) Não
Aperta os olhos? ( ) sim ( ) Não
Muda de posição para evitar ofuscamento? ( ) Sim ( ) Não
Fecha ou cobre um dos olhos? ( ) Sim ( ) Não
Move muito a cabeça? ( ) Sim ( ) Não
Lê palavra por palavra? ( ) Sim ( ) Não
Comete erros ao pronunciar palavras longas? ( ) Sim ( ) Não

Sente-se cansado ou tem dor de cabeça quando:
Lê? ( ) Sim ( ) Não
Escreve? ( ) Sim ( ) Não
Faz cópia? ( ) Sim ( ) Não
Faz exercício de matemática? ( ) Sim ( ) Não
Faz atividade que exige atenção visual constante? ( ) Sim ( ) Não
Fixa-se em listras, xadrezes, cores brilhantes? ( ) Sim ( ) Não
Confunde palavras de sonoridade semelhante como “tomate” e “tapete”, “loção” e “canção”? ( ) Sim ( ) Não
Pula partes das palavras quando estas têm muitas sílabas? ( ) sim ( ) Não
Costuma substituir palavras difíceis por outras simples quando lê em voz alta; por exemplo lê carro invés de automóvel ( ) Sim ( ) Não
Sente muito medo de lê em voz alta? ( ) Sim ( ) Não


Escrita à mão

Escrita tende a subir ou descer pela linha? ( ) Sim ( ) Não
Faz letras de tamanho irregular? ( ) Sim ( ) Não
Espaço inexistente ou irregular entre letras e palavras? ( ) Sim ( ) Não
Nunca escreve na linha? ( ) Sim ( ) Não
Omite constantemente letras, palavras ou sinais de pontuação? ( ) Sim ( ) Não


Ao escrever uma redação:

É desorganizado? ( ) Sim ( ) Não
Tem problema com a pontuação? ( ) Sim ( ) Não
Tem problema para revisar texto? ( ) sim ( ) Não
Omite letras ou palavras? ( ) Sim ( ) Não


Ao copiar:

Perde o local ( livro, quadro...)? ( ) Sim ( ) Não
Omite palavras? ( ) Sim ( ) Não
Faz cópias incompletas? ( ) Sim ( ) Não
Tem muitos erros por falta de atenção? ( ) Sim ( ) Não
Distrai-se com facilidade? ( ) Sim ( ) Não
Sente dificuldade em se concentrar para escrever? ( ) Sim ( ) Não
Se dispersa em provas? ( ) Sim ( ) Não
Pula partes da palavra quando esta tem muitas sílabas? ( ) Sim ( ) Não
Escreve de forma confusa? ( ) sim ( ) Não

Matemática

Tem dificuldade para memorizar datas, nomes e números de telefone? ( ) Sim ( ) Não
Desalinha números em colunas numéricas? ( ) Sim ( ) Não
Tem dificuldade em visualizar números nas colunas corretas? ( ) Sim ( ) Não
Usa os dedos, régua ou outro tipo de marcador ao trabalhar com colunas numéricas? ( ) Sim ( ) Não
Tem dificuldade para ver sinais, símbolos, números ou pontos decimais? ( ) Sim ( ) Não

Feliz Páscoa





Fica para trás uma vida cheia de poeira e começa agora um novo caminhar cheio de luz de fortalecimento, esperanças renovadas e arco-íris rasgam o céu e parece balbuciar que Jesus ressurgiu para nos provar que o amor incondicional existe, assim como a vida eterna.

Feliz Páscoa