Aquisição da linguagem


Através da prática em sala de aula, parto do pressuposto que as crianças diferem entre si no processo de aquisição da leitura e da escrita. Para tanto, se faz necessário saber em que nível / estágio os docentes se encontram.
Segundo PIAGET, os estágios ou níveis podem ser classificados em: pré-silábico, silábico e silábico alfabético. Estágio ou nível pré-silábico – é o estágio em que a criança ainda estabelece uma relação necessária entre a fala e suas diferentes formas de representação, acreditando que se escreve com desenhos. Estágio ou nível silábico – é o momento em que a criança vai descobrir que pode escrever tudo o que quer. Porém, mas aquilo que foi escrito por ela falta elementos discriminativos nas sílabas. Estágio ou nível alfabético - neste momento a criança descobre que cada som corresponde a uma letra e passa a ter uma percepção fonética das sílabas.
A leitura faz parte de um complexo processo lingüístico de desenvolvimento da linguagem. Os primeiros estímulos da linguagem que a criança recebe são auditivos, visuais, táteis, olfativos e gustativos. Os estímulos sensoriais se associam e formam a linguagem interna do indivíduo.
Quando a criança chega à idade entre 6 e 7anos, ele aprende a ler através dos símbolos verbais visuais, que vão se juntar à sua linguagem auditiva. A palavra escrita é a representação gráfica dos símbolos auditivos, os quais representam experiências vivenciadas.

Rosemere Novaes

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