O PAPEL DO ERRO NA APRENDIZAGEM

A prática pedagógica assinala que a preocupação com a classificação das respostas dos alunos em erro e acertos impede que o processo ensino-aprendizagem incorpore a riqueza presente nas propostas escolares, que seria valorizar a diversidade de conhecimentos e de processos de construção e socialização. Porém, muitos são os educadores, que ainda estão presos à visão de que a sua tarefa e de apenas transmitir, repetir o saber, considerando o certo e punindo o errado.
O erro, por sua natureza, provoca um conflito cognitivo e emocional no sujeito que solicita a sua superação, através do levantamento e aplicações de hipótese configurada numa prática reflexiva.
JEAN PIAGET (1978) estudou o caminho do raciocínio das crianças através do resgate da lógica dos erros, resgatando o percurso da evolução do pensamento. Com alguns questionamentos, ele descobriu como trabalhar a partir do erro.
“É errando que se aprende (dito popular)”, vai ao encontro da noção de Piaget quando afirma que o conhecimento é um, processo de fazer e refazer.
O aluno não chega a uma resposta à toa, ele tem um raciocíneo, o que pode acontecer é um desvio de pensamento. Segundo HOFFMAN (2002) o erro não deve ser visto como um pecado, mas como respostas do aluno a certas situações. O erro passa a representar um indício, entre muitos outros, do processo de construção de conhecimentos e ganha relevância por sinalizar que o aluno está seguindo trajetos diferentes (originais, criativos, novos...) daqueles propostos e esperados pelo professor. Assim sendo. O erro aporta aspectos significativos para o processo de investigação.
Segundo VASCONSELOS apud DALTO (1995), uma das dificuldades em se trabalhar os erros dos alunos, encontra-se justamente na dificuldade que o próprio educador tem em trabalhar os seus erros, em decorrência de uma formação distorcida, onde não havia lugar para o erro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com seu texto.
Abraço;
Silvio
Aracaju - SE

EDUTEC disse...

Oi, Silvio
Obrigada pelo comentário. Continue visitando o blog.
Um abração.
Rose