O QUE é TDAH?


Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é uma condição orgânica que se caracteriza por sinais claros e repetitivos de impulsividade, agitação e dificuldade em manter o foco da atenção. Isto ocorre, quando a área do córtex cerebral tem seu funcionamento comprometido.
O indivíduo pode intensificar os sintomas do TDAH dependendo do histórico familiar. Porém, a causa está relacionada a uma predisposição genética.

COMO SE APRESENTA?
Nas meninas geralmente predomina a desatenção, parecem tranqüilas e se distraem facilmente.
Nos meninos se reflete a hiperatividade com a impulsividade.
Para dizer que a criança tem desatenção e/ou hiperatividade, é preciso que o processo ocorra de forma que interfira na vida escolar, no relacionamento social e também em casa.

QUEM PODE DIAGNOSTICAR?
O diagnóstico deve ser feito por um profissional da saúde: Neurologista, Pediatra ou Psiquiatra e pode ser acompanhado por um Psicólogo, Fonoaudiólogo ou Psicopedagogo.

COMO TRATAR?

O uso de medicação por parte da criança não é suficiente, é preciso também orientação para os pais e professores e acompanhamento para a criança.
O prognóstico depende da precocidade, das características intrínsecas de cada indivíduo e de sua aderência ao tratamento.

Nenhum comentário: